Juiz de Fora - MG, Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2014 HOME | O DEMLURB | MAPA | FALE CONOSCO | WEBMAIL










Canil Municipal - Setor de Apreensão de Animais:

 
Canil Municipal - Setor de Apreensão de Animais

     Com os objetivos de controlar as doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos (zoonoses), evitar acidentes de trânsito, ataques/mordeduras às pessoas e maus tratos aos animais o DEMLURB em parceria com a Secretaria de Saúde realiza a apreensão de cães e animais de grande porte.

     Os cães que são apreendidos e levados ao Canil Municipal, passam por uma triagem, recebem medicamentos quando necessário e aguardam pelo menos por três dias por um possível proprietário. Após este período os cães recebem vacinas, vermífugos e são disponibilizados para a adoção.

     Os cães são abrigados em canis, separados por machos e fêmeas, porte, temperamento. Recebem água a vontade e ração indicada para cães adultos ou filhotes. Os canis são lavados e higienizados pelo menos três vezes ao dia.

     O Canil Municipal é aberto à visitação pública de 2ª à 6ª feira de 9:00 às 10:30 e de 13:00 às 15:30 h. Para adotar um cão no Canil Municipal a pessoa deve ser maior de dezoito anos, apresentar identidade, CPF e comprovante de residência, estar ciente que este animal irá viver em média 15 anos, necessitando de tempo para cuidar deste animal e prover ao cão uma alimentação adequada, vacinas, vermífugos e cuidados veterinários e assinar um termo se responsabilizando pelo cão.

     Os animais de grande porte são apreendidos nas vias públicas com o objetivo de evitar acidentes de trânsito, transmissão de doenças (zoonoses) e são levados para o Curral Municipal onde são avaliados. Eles recebem pastagem, capim picado no cocho, ração para equínos. É implantado em cada animal de grande porte apreendido um microchip (Decreto nº 10.712, de 07 de abril de 2011) que possibilita a identificação do animal e de seu possível proprietário e aguardam por 10 dias pelo proprietário. Após este prazo, os animais de grande porte, ficam à disposição para serem doados ou leiloados.

     O Canil Municipal/Setor de Apreensão de Animais/Curral Municipal de Juiz de Fora situa-se à rua Bartolomeu dos Santos, s/n, no bairro São Damião (entre Santa Cruz e Benfica, na zona norte), em frente à Usina de reciclagem. Tel: (32) 3690-3591 e e-mail: canil@demlurb.pjf.mg.gov.br.

     Abandonar animais é um ato de crueldade previsto no Decreto - Lei nº 24.645 de 10 de julho de 1934.

Clique AQUI e veja a relação de Animais Apreendidos no Curral e no Canil Municipal.


Feira de Doação de Cães do Canil Municipal:

 

     O Canil Municipal de Juiz de Fora numa parceria entre o DEMLURB e a Secretaria de Saúde realizam anualmente, entre os meses de Setembro e Outubro, Feiras de Doação de Cães em praças públicas com o objetivo de divulgar o potencial dos cães que estão à disposição para serem adotados. Todos os cães recebem vacinas e vermífugos além de encaminhamento gratuito para castração.

     A veterinária do Canil Municipal, Liza Helena Nery, comenta que esta é uma oportunidade de orientar a toda a população sobre a posse/guarda responsável de animais e enfatizar que abandono caracteriza-se crime de maus tratos aos animais.

     Veja abaixo algumas fotos das Feiras de Doação de Cães já realizadas.

 
Feira de Doação de Cães.

 
Cão adotado na Feira de Doação de Cães.

 
Feira de Doação de Cães.

     Maiores informações sobre Adoção de Animais, ligue para (32) 3690-3591 e fale com Liza Nery (Médica Veterinária).


Adote Cães e Gatos:

     Clique AQUI e faça seu cadastro.

 

 

 



     Maiores informações sobre Adoção de Animais, ligue para (32) 3690-3591 e fale com Liza Nery (Médica Veterinária).


Vida de Cão:

Minha vida dura apenas uma parte de sua vida. Qualquer separação de você significa um grande sofrimento para mim. Pense muito nisso, antes de me adotar.

Tenha paciência e me dê um tempo para que eu possa compreender o que você espera de mim. Você também precisa me ajudar a desenvolver bons hábitos.

Dê-me carinho, pois vivo disso e vou compensá-lo em dobro, mais do que ninguém.

Nunca guarde rancor de mim. Se eu aprontar alguma, não me bata e não me prenda de castigo. Você tem outros amigos além de mim, tem o seu trabalho, seu lazer, MAS EU SÓ TENHO VOCÊ.

Converse comigo. Eu não entendo todas as suas palavras, mas me faz bem ouvir sua voz falando só para mim.

Quando for me bater, lembre que eu poderia facilmente quebrar os ossos da mão, que me machuca, mas que eu não reajo por amor e respeito.

Se você não estiver satisfeito comigo porque estou de mal humor, preguiçoso ou desobediente, imagine que talvez minha alimentação não esteja me fazendo bem, ou que meu coração já esteja ficando cansado e fraco.

Por favor, tenha compreensão comigo quando eu envelhecer. Não pense logo em me abandonar para adotar um filhote. Você também envelhecerá.


Direitos dos Animais:

     Artigo 1º - Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência;

     Artigo 2º - Todo animal tem direito a ser respeitado. O homem como espécie animal não pode exterminar os outros animais ou explora-los, violando este direito. Tem o dever de pôr seus conhecimentos a serviço dos animais;

     Artigo 3º - Nenhum animal será submetido a maus tratos nem a atos cruéis. Se for necessário matar um animal, ele deve ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não lhe provocar angústia;

     Artigo 4º - Todo animal pertence a uma espécie selvagem. Ele tem o direito de viver em seu próprio ambiente natural: terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir. Toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins lucrativos, é contrário a esse direito;

     Artigo 5º - Todo animal pertence a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem. Tem o direito de viver e crescer ao ritmo e nas condições de vida e liberdade que são próprias de sua espécie. Toda modificação neste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrário a este direito;

     Artigo 6º - Todo animal que o homem escolher como seu companheiro tem o direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural. O abandono de um animal é um ato cruel e degradante;

     Artigo 7º - Todo animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadoura e ao repouso;

     Artigo 8º - A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos dos animais, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação. As técnicas de substituição devem ser utilizadas e desenvolvidas;

     Artigo 9º - Quando o animal é criado para alimentação, ele deve ser alimentado, alojado, transportado e morto, sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor;

     Artigo 10º - Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem. As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal;

     Artigo 11º - Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é, um crime contra a vida;

     Artigo 12º - Todo ato que implique na morte de um grande número de animais selvagens é um genocídio, isto é crime contra a espécie. A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio;

     Artigo 13º - O animal morto deve ser tratado com respeito. As cenas de violência de que os animais são vítimas devem ser interditadas nos cinemas e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos dos animais.

     Artigo 14º - Os órgãos de proteção e de salva guarda dos animais devem estar representados a nível governamental. Os direitos do animal devem ser defendidos pela Lei como os direitos do homem.


     Veja abaixo algumas fotos dos caminhões de Apreensão de Animais, do Curral e do Canil Municipal de Juiz de Fora - MG.

Caminhão utilizado para apreensão
de animais de pequeno porte.

  Caminhão utilizado para apreensão
de animais de grande porte.

  Canil Municipal.

 
Abrigos do Canil Municipal.

 
Cães no Canil Municipal.

 
Curral Municipal.

     Maiores informações sobre a Apreensão de Animais realizada em de Juiz de Fora - MG, ligue para (32) 3690-3591 (Liza Nery) ou mande-nos um e-mail:
canil@demlurb.pjf.mg.gov.br

Voltar para o topo da página

© Copyright 2006 / 2014 - Todos os direitos reservados. Divisão de Informática do DEMLURB - Departamento Municipal de Limpeza Urbana.

7 usuários on-line

DEMLURB - Departamento Municipal de Limpeza Urbana
Av. Francisco Valadares, nº 1.000 - Vila Ideal - Juiz de Fora - MG
CEP: 36020-420 - Telefones: (32) 3690-3501 / 3502 - Fax: (32) 3690-3511
E-mail: demlurb@demlurb.pjf.mg.gov.br